RELATOS SELVAGENS dezembro 16th

relatos 4

Quando o assunto é futebol, todo brasileiro que se preze gosta de tirar um sarro com nossos vizinhos argentinos. Brasil é tetra, Argentina é tri; Pelé é maior que Maradona e por aí vai… nem um traumático 7 x 1 na Copa do Mundo muda a nossa auto estima. Agora, se o assunto é cinema… a gente tem que respeitar nossos hermanos.

relatos1

RELATOS SELVAGENS é mais uma prova do vigor criativo do cinema argentino. O roteiro sabe como amarrar (bem) seis histórias paralelas que variam entre a comédia absurda (o episodio inicial da vingança dentro de um avião) e o drama que acontece diante dos nossos olhos (O pai que quer subornando um empregado para que este assuma a culpa do filho em um atropelamento criminoso). O responsável por essa costura brilhante é o diretor Damián Szifronque. Ele conduz cada uma das histórias com grande maestria e esbanja humor negro e enquadramentos cheios de estilo para retratar a violência que sai de controle (não é exagero dizer que ele tem um estilo meio Tarantino de filmar). Seus personagens habitam um verdadeiro barril de pólvora. E a faísca necessária para uma grande explosão pode sair de qualquer situação: de uma traição amorosa, do reencontro com o responsável pelo sofrimento dos pais em uma lanchonete de beira de estrada até de uma disputa entre dois motoristas em uma região deserta.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

O filme que já levou mais de três milhões de espectadores aos cinemas da Argentina nos provoca ao mesmo tempo gargalhadas nervosas e um sentimento de revolta compartilhada. Atire a primeira pedra quem nunca quis se vingar do agente de trânsito que usa seus próprios critérios para distribuir as multas? E desta forma, o filme nos pega caminhando sobre a fina linha que separa a civilização da barbárie: e muitas vezes somos surpreendidos torcendo para o lado mais grotesco do ser humano saia ganhando esta batalha.

Ancorado por bons atores (dentre eles o onipresente Ricardo Darín que parece ter um papel reservado em todo filmes argentinos), “Relatos Selvagens” tem uma consistência que há muito tempo a gente não vê em uma comédia nacional. Se você solta gargalhadas com aquelas comédias com o carimbo Globo Filmes, talvez este não seja seu programa ideal. Mas se você assiste a filmes como “Clube da Luta”, “Fargo” ou “Beleza Americana” com um sorriso sem culpa no rosto, este filme foi feito para você.

relatos3

Compartilhe:
  • Diretor - Damián Szifrón
  • Ano - 2014
  • Idioma - Español
    • Darío Grandinetti
    • Erica Rivas
    • Leonardo Sbaraglia
    • María Onetto
    • Nancy Dupláa
    • Ricardo Darín
    • Rita Cortese

    Six short stories that explore the extremities of human behavior involving people in distress.

    Filmes
    Em breve
    Trailer
    Tags

    Ir para o topo