BOYHOOD – DA INFÂNCIA A JUVENTUDE janeiro 19th

boyhood-496664

Imagine onde você vai estar daqui a 12 anos. Difícil? Então tente se lembrar de como era a sua vida há 12 anos… lá pelos idos de 2003. Às vezes a vida passa tão rápido que a gente nem se dá conta dos dias, das semanas e dos meses. Mas o tempo passa diante de nossos olhos. O diretor Richard Linklater confirma esta constatação e a leva ao pé da letra em seu novo filme.

boyhood-4

BOYHOOD – DA INFÂNCIA A JUVENTUDE já era um dos filmes mais esperados de 2014 e agora é um dos mais cotados para ganhar o Oscar de Melhor filme. Sua premissa é tão simples quanto sensacional: Linklater reuniu um elenco de atores que lhe eram bem próximos (Ethan Hawke, Patricia Arquette e sua própria filha Lorelei Linklater) e combinou com eles filmar, durante uma semana, trechos de um filme sobre a vida comum de Mason, um garoto de seis anos e sua relação com os pais à medida que vai entrando na fase adulta… o genial da coisa é que ele fez isso durante 12 anos! Depois de montado (muito bem montado, diga-se por sinal), a história se tornou uma narrativa cinematográfica única. Nós, espectadores, assistimos não só a transformação de Mason em um adolescente como tantos que a gente conhece, mas também testemunhamos a passagem do tempo estampada na cara (e no corpo) dos atores que entram e saem de sua vida.

boyhood-1

Um projeto como este deixa suas marcas: elas são muito mais evidentes no ator Ellar Coltrane, que vive Mason dos seis aos 18 anos. O jovem ator diz que nem se lembra de muita coisa quando as filmagens começaram. Hoje, ele entende que participou de um projeto de uma vida. Ao longo dos anos, a transformação de Patricia Arquette, que interpreta a mãe de Mason, acontece naturalmente, em uma atiação totalmente desprovida de vaidade. A forma como a atriz se expõe frente às câmeras nas diversas fases de seu personagem é ao mesmo tempo comovente e empolgante.

boyhood-3

Mas o que acontece nestes 12 anos condensados em 160 minutos de filme? Não espere nenhuma virada dramática ou fato surpreendente. Até mesmo alguns diálogos foram improvisados. A narrativa traz fatos comuns à vida de qualquer adolescente – se não aconteceu com você, certamente terão acontecido com alguém que você conhece: a separação dos pais, o novo casamento da mãe, mudança de cidade, um padrasto alcoólatra, a primeira namorada, o bullying na escola e por aí vai. De quebra, criou-se um rico registro sobre a vida nos Estados Unidos na primeira década deste século.

Para muita gente, BOYHOOD pode ser um “filme sobre o nada”, mas sua sinceridade é impressionante. Richard Linklater se mostra um cineasta ousado, persistente, criativo e, sobretudo, cheio de sensibilidade. Assistir ao filme é como dar uma olhada nos grandes momentos registrados nas fotos e vídeos que você deve ter armazenado nos últimos anos. E quem é que não gosta de fazer isso de vez em quando?

boyhood-5

Compartilhe:
  • Diretor - Richard Linklater
  • Ano - 2014
  • Idioma - Español English
    • Ellar Coltrane
    • Ethan Hawke
    • Lorelei Linklater
    • Nick Krause
    • Patricia Arquette
    • Sam Dillon
    • Shane Graham
    • Tamara Jolaine
    • Zoe Graham

    The film tells a story of a divorced couple trying to raise their young son. The story follows the boy for twelve years, from first grade at age 6 through 12th grade at age 17-18, and examines his relationship with his parents as he grows.

    Filmes
    Em breve
    • preview 50 tons

      50 TONS DE CINZA

      Promessa de bilheteria recorde

      janeiro 19th | by Carlos de Campos
    Trailer
    Tags

    Ir para o topo